2.1.10

Emoka





O grupo indigena Kadiwéu ou Ejiwajigi, tem uma estrutura bem interessante de organização. Segundo as fontes históricas levantadas até mesmo pelos próprios indios para defender seu direito a terra em que hoje vivem, sendo eximios cavaleiros, ajudaram o imperador na Guerra com o Paraguai. Posterioremente tornaram-se bons criadores de gado. A imagem acima mostra algumas formas de marcação de gado tipicas dessa cultura, e que lembram as mesmas que faziam no próprio corpo. Mas voltarei a este ponto das marcas.Outro aspecto interessante, é observado pelo trabalho do professor Giovani José da Silva, na questão da analise que os proprios indios fazem da sua história. Dividindo-a em : "que fazem milagres e histórias que aconteceram mesmo. Todas elas referem-se à realização do chamado sistema de índio e, em qualquer uma delas, o tempo é sempre relevante . Os temas mais recorrentes das narrativas são as relações com não-índios e com outros grupos indígenas, a Guerra do Paraguai, o território indígena e o Imperador D. Pedro II", conforme explana o autor do trabalho. Mas o aspecto que mais me pareceu interessante nesse grupo que como se pode ver é de uma singularidade peculiar em relação a outros grupos indigenas (singularidade até interna no trato dos Kadwéus com outros grupos indigenas), reside no fato das marcas corporais. Nas "tatuagens" tribais. Para essa tribo, você não se tatua, você desvela uma marca que é sua já, que estava ali escondida. Você revela ao mundo as cores e marcas da alma. Lembrando muito aquele costume de dizer que um escultor não dá forma a uma bela estatua, apenas e tão simplesmente a liberta do mármore.
Fica a pergunta. Tendo revelado a forma das marcas da minha alma, por algum tempo já, sabem distinguir-me entre todos os outros na multidão ? Sabem ver as asas em meus sonhos e a paz nas minhas mãos ?
Tenho para mim que um homem que diz muitas vezes quem é, para a mesma pessoa, uma hora termina por ser considerado um mentiroso. Então é reconfortante saber caso fosse assim a minha realidade e natureza de marcas visiveis a todos ou pelo menos às pessoas mais importantes, que em determinado momento as palavras não são mais necessárias, basta olhar...
E permanecer olhando senão nos olhos ao menos nesse espaço em que bate o coração.
De fato a "resposta" silenciosa para essa questão me aflige mais do que acalenta a noite...
Deixo tambem a oportunidade de quem acessar essa canto de mundo, fazer o download do dicionario da língua Kadiwéu.


Link: http://www.mediafire.com/?zhhmmdwwhmi

Nenhum comentário:

Postar um comentário