13.1.10

Blues

O início dos Blues Brothers foi em 17 de janeiro de 1976 no programa de humor Saturday Night Live. Ainda com o nome de "Howard Shore and his All-Bee Band" tocando a musica "I'm a King Bee", com Belushi cantando e Aykroyd tocando gaita vestidos de abelha, para o sketch(quadro) chamado "Killer Bees".
Após algumas apresentações e participações no SNL, eles ficaram populares entre os membros do programa e semanalmente passaram a se apresentar tambem no "Aykroyd's Holland Tunnel Blues", bar que alugaram não muito depois de passarem a fazer parte dos membros efetivos do programa, para poderem estacionar as suas motos Harley Davidson. O bar custava menos do que um estacionamento comum. Dan e John encheram uma jukebox com canções de diversos artistas como "Sam and Dave" e a banda punk "The Viletones". John arranjou um amplificador e alguns instrumentos vindos de qualquer um que quissese participar da Jam session. Foi quando Dan escreveu bastante do que seria a historia utilizada no filme, ou melhor conhecido como o "tomo" por causa do número de páginas.
Foi também no bar que Aykroyd apresentou Belushi ao Blues. Mesmo sendo Belushi de Chigaco ele não conhecia esse estilo de música. O interesse logo se tornou fascinação e não muito tempo depois os dois começaram a cantar com bandas locais de blues. Fazendo graça disso o lider da banda do SNL sugeriu que eles passassem a se chamar "THE BLUES BROTHERS".
Belushi solidificou o seu interesse em blues quando em outubro de 1977 ele estava filmando em Eugene, Oregon, a comédia "National Lampoon's Animal House". Ele foi até um hotel local, ouvir o cantor e tocador de gaita, então com 25 anos de idade Curtis Salgado. Após o show, Belushi e Salgado, falaram sobre blues por horas. Belushi foi contaminado pelo entusiasmo de Salgado. Numa entrevista naquele tempo ele disse:

"Eu estava ficando enjoado de rock and roll, isso estava começando a ficar chato pra mim... e eu odiei a disco, então eu precisava de algum lugar para ir. Eu não tinha ouvido muito blues antes. E eu gostei."

Salgado lhe deu alguns albuns de Floyd Dixon, Charles Brown, Johnny "Guitar" Watson, e outros. Belushi foi fisgado.
Belushi começou a aparecer com Salgado em apresentações cantando a música de Floyd Dixon, "Hey, Bartender", em algumas ocasiões e usando a letra alternativa humoristica de Salgado para "I don't know":

"I said Woman, you going to walk a mile for a Camel
Or are you going to make like Mr. Chesterfield and satisfy?
She said that all depends on what you're packing
Regular or king-size
Then she pulled out my Jim Beam, and to her surprise
It was every bit as hard as my Canadian Club. "

Essas letras tambem foram usadas pela banda na estreia de sua performace no SNL.
Com a ajuda do pianista-arranjador Paul Shaffer, Belushi e Aykroyd começaram a coletar no estudio talentos para formar a própria banda. Entre eles inclusos membros da própria banda do SNL, como o saxofonista "Blue" Lou Marini e o trombonista-saxofonista Tom Malone que anteriormente havia tocado no Blood, Sweat & Tears. Shaffer tambem sugeriu o guitarrista Steve Cropper e o baixista Donald "Duck" Dunn.
Belushi procurou um poderoso tocador de trompete e um guitarrista de blues quente, então com o formado em Juilliard Alan Rubin e Matt Murphy ele encontrou o que queria.
Para o estilo dos brother's, Belushi adotou o óculos Ray-Ban Wayfarer, mesmo utilizado por John Lee Hooker.
O estilo da banda era mesmo único de muitas formas, diferente do que então se fazia na época. Cru e muito vivo, comparado ao crescente uso de sintetizadores e vocais que dominava a música dos anos 70 e 80. O estilo musical dos Blues Brothers era baseado em R&B, blues e soul, mas também com elementos pesados de rock e jazz, usualmente com um blues standard e trazendo o estilo do rock para isso. A banda podia ser entendida em três seções: quatro homens no sopro, os tradicionais instrumentos de rock com cinco homens numa seção ritmica e os dois irmãos cantores. O som da banda era a sintese de duas tradições diferentes: todos do sopro, vinham do claro, preciso, jazz de New York; enquanto a parte ritmica vinha do consistente soul e blues de Chicago e Memphis. O sucesso dessa fusão era tambem devido aos arranjos de Shaffer e ao talento dos músicos.
Os Blues Brothers gravaram seu primeiro album,"Briefcase Full of Blues", em 1978 enquanto faziam a abertura no Los Angeles Universal Amphitheatre para o comediante Steve Martin. O album ficou em #1 na Billboard e recebeu platina dupla e apareceu no Top 40 com covers de Sam and Dave, "Soul Man" e The Chips "Rubber Biscuit".
O album tambem introduziu a historia ficcional por tras de Jake e Elwood, terem crescido num orfanato catolico em Rock Island, Illinois e aprendido blues com o zelador chamado Curtis. Sua irmandade fora selada cortando seus dedos do meio com uma corda vinda da guitarra de Elmore James.
A banda, com os "New Riders of the Purple Sage", abriram para o show final do Grateful Dead, no Winterland durante as comemorações do ano novo em 1978.
Com o filme, veio a gravação do primeiro album em estudio. "Gimme Some Lovin", ficou em primeiro novamente no top 40 e a banda saiu pelo país para promover o filme, o que ocasionou a gravação do terceiro album( o segundo ao vivo), "Made in America", gravado no Universal Amphitheatre em 1980. Foi a última gravação que a banda faria com Belushi como Jake Blues. Ele faleceu vitima de overdose.
A esposa de Belushi, Judith Jacklin, e o seu amigo, Tino Insana, escreveram um livro, chamado "Blues Brothers: Private", mais historias novas sobre o universo dos Blues Brothers e que trazia uma historia de fundo para o primeiro filme.
Em 1981, o "Best of the Blues Brothers", foi lançado, esse album foi o primeiro de muitas compilações e hits lançados durante os anos seguintes.
Em 1980, "THE BLUES BROTHERS", dirigido por John Landis, foi lançado. Apresentando épicas perseguições de carro envolvendo o "Bluesmobile" e com performaces musicais de Aretha Franklin, James Brown, Cab Calloway, Ray Charles e John Lee Hooker, a historia se passava e foi gravada em Chicago, Illinois. É um conto de redenção do agora convicto Jake Blues e seu irmão Elwood Blues que acreditam que estão numa "mission from God", missão divina, de reunir de novo a banda e conseguir fundos para manter o orfanato catolico onde cresceram. Enquanto isso os irmãos estão sendo alvos de uma misteriosa mulher, perseguidos pela polícia de Illinois, uma banda country chamada "Good Ol'Boys" e até o Partido Nazista de Illinois. O filme não fez tanto sucesso quando lançado, mas com o passar dos anos e o lançamento em video tornou-se um clássico, chegando até a ser reapresentado nos cinemas.
É meu filme favorito e sempre melhora meu dia. E como falei anteriormente em ser possível escolher as cores deste quadro que é a minha vida, hoje eu escolho azul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário